1/23/2007
ONG pedem ao governo egípcio liberdade para blogueiro

As organizações Repórteres sem Fronteiras e Arabic Network for Human Rights Information pediram hoje em carta dirigida ao ministro da Justiça do Egito a libertação do blogueiro egípcio Karim Amre. Abdel Karim Nabil Suleiman, mais conhecido pelo pseudônimo utilizado na Web, Karim Amre, será julgado pelos artigos e imagens controvertidos que publica em seu blog (www.karam903.blogspot.com), segundo a nota.

"Temos a esperança de que acompanhará este caso de perto e assegurará que o jovem blogueiro seja posto em liberdade em breve", diz a organização de defesa da liberdade de expressão, dirigindo-se ao ministro egípcio. "Uma sentença de prisão neste caso representaria um escândalo para o sistema judiciário egípcio e para a imagem do país", continua a carta.

A mensagem expressa também a preocupação das organizações com a saúde do blogueiro, que está confinado sozinho há mais de dois meses.

Suleiman, cujo julgamento está previsto para começar na quinta-feira, é acusado de incitação ao ódio contra o Islã, difamação do presidente do Egito e espalhar rumores que atentam contra a contra a convivência social.

Se o acusado for declarado culpado pode ser condenado a uma pena de nove anos de prisão. O Egito se encontra na lista dos "13 inimigos da Internet" elaborada pela organização de Repórteres sem Fronteiras em 2006.

 
postado por Glauber henringer faller da silva ás 2:29 PM | Permalink |


0 Comentários: